PRODUÇÃO DE MUDAS DE BATATA-DOCE A PARTIR DE RAMAS-SEMENTES NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 286


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luana De Souza Marinke , Danilo Pezzoto De Lima , Fernando Teruhiko Hata , Laura Souza Santos , Juliano Tadeu Vilela De Resende , Leonel Vinícius Constantino , Tania Helena Neunfeld , Rafaela Rodrigues Pinheiro , João Henrique Vieira De Almeida Junior

ABSTRACT
O presente trabalho tem por objetivo avaliar o desenvolvimento de mudas de trinta e sete acessos de batata-doce a partir de ramas-sementes com dois nós. Estas foram cultivadas em bandejas com 50 células em casa-de-vegetação nos meses de julho a setembro de 2015. Foram avaliados o número de hastes, altura e diâmetro das plântulas aos trinta e sessenta dias de desenvolvimento. Após setenta e cinco dias foram avaliados o comprimento radicular e a sobrevivência dos acessos de batata doce. Os testes foram conduzidos em delineamento inteiramente ao acaso e quando significativos pelo teste F, foram avaliados pelo teste de médias de Tukey (p < 5%). Verificou-se diferenças significativas para todos os parâmetros avaliados, com exceção do número de hastes. Conclui-se assim pela possibilidade de utilização da técnica de cultivo de ramas-semente de batata-doce com dois nós, pela precocidade no desenvolvimento das plantas à campo, sugerindo-se na utilização de ambiente controlado de temperatura nos meses de temperaturas baixas. Foram identificados dois acessos de desenvolvimento mais vigoroso, UGA 80 e UGA 110.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gabriel Danilo Shimizu 09-02-2021 09:50:35

O trabalho tem relevância e apresenta resultados interessantes. Sugiro algumas alterações, sobretudo na padronização. Os detalhes serão enviados por e-mail.

Foto do Usuário Luana Taina Machado Ribeiro 09-02-2021 09:50:35

Não ha um resumo inicial, o que facilitaria a leitura. A introdução faltou relevância para algumas coisas, como porque a batata semente é mais eficiente que os demais métodos de propagação (mais pratico? rápido? barato?) Achei curta e com poucas informações que seria essenciais. Material e métodos Casas de vegetação? foram utilizadas mais de uma? Unicentro, o que significa? colocar entre parenteses. O delineamento esta no ultimo paragrafo sugiro colocar no segundo ou terceiro, facilita o entendimento. Nao houve repetições? Poderia ter uma tabela com o nome dos 37 tratamentos. Resultados e discussão Poderia ser discutido mais e de forma mais clara.

Foto do Usuário Betina Luíza Lerner 09-02-2021 09:50:35

Todo trabalho que busca potencial produtivo em acesso de bancos de germoplasma é interessante! Acredito que o trabalho cumpriu o que se propôs, projetando futuramente o uso de algum acesso. No entanto, os resultados poderiam ser melhor explanados. Alguns dados ficaram confusos.

Foto do Usuário Marcela Palheta De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.