VAZÃO RELATIVA DE EMISSORES AUTOCOMPENSANTES DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 187


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jean Gonçalves Oliveira , Vitor Marques Vidal , Frederico Antonio Loureiro Soares , Marconi Batista Teixeira , Daniely Karen Matias Alves , Fernando Nobre Cunha , Gabriela Nobre Cunha , Fernando Rodrigues Cabral Filho , Fernando Rodrigues Cabral Filho

ABSTRACT
O objetivo do estudo foi avaliar a vazão relativa ao longo do tempo e em diferentes pressões de operação de um sistema de gotejamento superficial. O experimento foi realizado em uma casa de vegetação instalada na área experimental do IFGoiano – Campus Rio Verde. A casa de vegetação é constituída de cobertura de filme plástico polietileno transparente, de 150 micras e laterais fechadas, com tela tipo sombrite com 30% de interceptação. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, analisado em esquema fatorial 4 × 6, com três repetições. Os tratamentos consistiram em quatro pressões (0,8, 1,1, 1,4 e 1,7 kgf) e seis tempos de funcionamento (600, 650, 700, 750, 800, 850 horas). O sistema de irrigação utilizado foi o de gotejamento superficial dotado de emissores autocompensantes modelo iDrop PC-PCDS com vazão de 2,2 L h -1 e pressão de operação de 5 a 45 mca, inseridos em mangueira de polietileno de baixa densidade de 16 mm, com espaçamento de 0,5 m. Depois de tabulados os dados de vazão, foram efetuados os cálculos da vazão relativa e coeficiente de uniformidade estatístico. A maior vazão relativa e Coeficiente de uniformidade estatístico são verificados no tempo de funcionamento inicial (600 horas).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mateus Ferreira Andrade 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é muito interessante. Entretanto deixou a desejar na introdução. O resumo deve ser apresentado também em inglês e começar pela introdução, não pelo objetivo.

Foto do Usuário Letícia Paula Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Conteúdo pertinente e relevante. Resultados muito bem apresentados. Sugiro apenas aprimorar a proporção de informações introdução, metodologia e resultados do resumo. No mais, parabéns!

Foto do Usuário Flávio Da Silva Costa 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é muito relevante. Deixo algumas sugestões para apreciação das/os autoras/es: Poderiam expandir um pouco mais a introdução; No Material e Métodos, as informações referentes ao solo são irrelevantes para esse estudo, devendo ser substituída pela análise da água utilizada, que seria importante para justificar os resultados; Poderiam melhorar a discussão e sintetizar a segunda conclusão. No mais, parabéns pela pesquisa. Como determinaram os tempos de funcionamento utilizados nessa pesquisa?

Foto do Usuário Layla Regina Luiz Do Nascimento 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela produção. Assunto contribui bastante para a área de estudo. Resultados muito bem apresentados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.