APROVEITAMENTO DE ÁGUA RESIDUÁRIA NA PRODUÇÃO DE TOMATES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 228


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Dinara Grasiela Alves , Marcos Filgueiras Jorge , Geovana Pereira Guimarães , Leonardo Duarte Batista Da Silva , Jonathas Batista Gonçalves Silva

ABSTRACT
A redução da disponibilidade de recursos hídricos vem ocasionando fortes mudanças na agricultura e, consequentemente, alternativas estão sendo usadas para otimizar a utilização desses recursos como é o caso do reuso da água residuária por meio da fertirrigação. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da fertirrigação com água residuária da bovinocultura de leite sobre a produção do tomateiro em sistema orgânico de produção. Os tratamentos consistiram de seis doses de nitrogênio (0, 50, 100, 200, 300 e 400%) com base na recomendação para o tomateiro fornecida por meio da fertirrigação orgânica com ARB. Foram avaliados a produção semanal de frutos por planta. Os resultados foram submetidos à análise de variância (p?0,05). Observaram-se valores máximos de produção do tomateiro no tratamento com 400% da dose de nitrogênio recomendada para a cultura. Concluiu-se, que a adubação nitrogenada no cultivo orgânico do tomateiro pode ser realizada por meio da fertirrigação com a água residuária da bovinocultura de leite e deve ser complementada na forma mineral, visando fornecer a quantidade adequada de fósforo e potássio para as plantas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

fiquei um pouco confusa, o nitrogênio foi fornecido através da fertirrigação com ARB, então quando é dito: ''..A dose de nitrogênio foi aplicada com base na recomendação na literatura para a cultura do tomateiro...'' está se referindo a testemunha suponho. Acredito que isso poderia ser melhor colocado. sugiro também adicionar ARB ao titulo, e trocar adubação nitrogenada, nas palavras chaves, por fertirrigação. No mais, um bom trabalho.

Foto do Usuário Luana De Souza Marinke 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é relevante, pois apresenta alternativa para a redução de custo na produção. Na minha opinião, o título poderia acrescentar ARB ou fertirrigação, despertando ainda mais a curiosidade do leitor.

Foto do Usuário Danilo Pezzoto De Lima 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante na atualidade, e uma ótima substituição aos adubos minerais nitrogenados. Porém a introdução ficou muito pobre, detalhar mais a importância da reutilização de ARB, como um substituto a adubação química. além de descrever mais sobre a cultura do tomateiro como: Histórico, importância econômica, questões fitotécnicas e a adubação orgânica. Material e métodos detalhar se o esterco bovino fresco foi peneirado ou qualquer outro processo antes de entrar no sistema de irrigação (fiquei em dúvida). Parabéns ao trabalho!

Foto do Usuário Camila Nunes Bezerra 09-02-2021 09:50:35

Adorei o trabalho. O tomate é uma cultura muito importante e deve sempre ser explorada cientificamente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.