FORTALECIMENTO DO BANCO DE SEMENTES CRIOULAS (CRESCENDO PARA O FUTURO) DA CIDADE DE CANHOTINHO-PE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 227


Certificado de participação:
Certificado de Raquel Maria da Silva

Certificado de publicação:
Certificado de Raquel Maria da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Raquel Maria Da Silva , Daniela Da Silva Andrade , Edcleyton José De Lima , Juliete Amanda Theodora De Almeida , Gleybson Charles Soares Dos Santos , Maria Juliana Simplício De Souza

ABSTRACT
O presente trabalho realizou um processo de pesquisa-ação no banco de sementes crioulas que tem como nome Crescendo para o Futuro localizado no sítio Cabaceiras zona rural do distrito de Olho d’água de Dentro na cidade de Canhotinho no município localizada no Agreste do estado de Pernambuco no Nordeste brasileiro, realizando intervenção que contribuiu para o fortalecimento do banco e possibilitando uma melhoria da qualidade de vida dos produtores familiares. Utilizando como ferramenta metodológica o Diagnóstico Rural Participativo (DRP), uma metodologia desenvolvida no âmbito das Ciências Agrárias. Para isso foi utilizada a matriz SWOT (strength, weakness, opportunity,	and threat analysis) para identificar os pontos fortes. Após o diagnóstico foi possível inferir o potencial do banco de sementes crioulas como guardiãs de um valioso material genético visto que os bancos de sementes crioulas são ferramentas importantes de conservação da diversidade genética caracterizando-se como uma tecnologia de impacto social relevante para a segurança alimentar de uma nação e herança de um povo. A DRP foi voltada ao fortalecimento da população local, para que a mesma seja protagonista, melhorando sua realidade e com isso o processo é desenvolvido um planejamento para crescimento da ação. O trabalho consistiu no desenvolvimento de um diagnóstico cujos resultados preliminares permitem a estruturação de estratégias para proposta metodológicas de planejamento para uma gestão mais efetiva, buscando maximizar os pontos fortes e as forças e minimizar as fraquezas e ameaças para assim manter e aumentar o estoques e acervos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fabiana De Carvalho Dias Araújo 09-02-2021 09:50:35

FORTALECIMENTO DO BANCO DE SEMENTES CRIOULAS (CRESCENDO... Resumo: Uso da matriz SWOT deveria para compreensão de todos os pontos, não somente os fortes. Na continuação do texto, os autores escrevem sobre a avaliação de todos os pontos. Dessa forma, o texto está confuso. Não há objetivo claro no resumo. Rever o trecho “A DRP... com isso o processo é desenvolvido um planejamento para crescimento da ação” As palavras-chave não devem ser as mesmas palavras que constam no título. Rever a grafia em todo o trabalho. Introdução: No Agreste do estado de Pernambuco, o feijão tem um destaque nos bancos comunitários... pequenos agricultores. ... objetivou realizar, na comunidade, uma intervenção social para atuar nesse fortalecimento, utilizando a matriz SWOT para identificar os pontos fortes (somente pontos fortes?) Fundamentação teórica O DRP..., que segundo (?) Metodologia Todo esse levantamento..., foi apenas... Resultados e discussão Reescrever os seguintes parágrafos “agricultores durante a oficina...”; “Após explanação do conceito...”; “Em seguida foi construído um material concreto... ameaças, segundo Martins...” O parágrafo “A metodologia utilizada consistiu na metodologia FOFA...” já apareceu no item metodologia e está repetitivo. Conclusões ... análises...

Foto do Usuário Marina Alessa Kilpp 09-02-2021 09:50:35

Achei o tema bem pertinente. Dentro do contexto, percebe-se a importância do resgate dos saberes empíricos e populares, que contribuem para multiplicar essas espécies que possuem valor histórico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.