QUALIDADE DE MAIONESES CASEIRAS SERVIDAS EM LANCHONETES DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS - MA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 212


Certificado de participação:
Certificado de LUCILANE BESERRA SOUSA

Certificado de publicação:
Certificado de LUCILANE BESERRA SOUSA

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lucilane Beserra Sousa , Amanda Pereira Lima , Rayanne Oliveira Do Nascimento , Swenia Christina Pinheiro Soares , Daniela Aguiar Penha Brito , Bianca Silva Pacheco

ABSTRACT
A maionese tem crescido muito em sua produção, associada a refeições rápidas como sanduíches, lanches, saladas, entre outros. Por apresentar baixa acidez, a maionese caseira é propícia ao crescimento microbiano, preocupando as autoridades vigentes sobre o risco de  doenças transmitidas por alimentos. Este trabalho objetivou avaliar a qualidade microbiológica de maioneses caseiras na referida região metropolitana de São Luís, MA. Foram coletadas 10 amostras de maioneses caseiras dos municípios de São Luís e Paço do Lumiar. As amostras foram acondicionadas sob refrigeração e transportadas para o Laboratório de Microbiologia do IFMA, campus São Luís Maracanã. As amostras foram analisadas quanto ao grau de acidez, pH, Número Mais Provável de coliformes totais e termotolerantes e pesquisa de Salmonella spp. Os resultados encontrados mostraram que 90% das amostras apresentaram pH>4,0, 40% tiveram contaminação por coliformes termotolerantes a 45°C em contagens acima do permitido e 20% apresentaram suspeita de contaminação por Salmonella spp. Esses resultados indicam alta contaminação de origem ambiental e revelam que as amostras de maionese estavam sendo armazenadas em temperaturas inadequadas. De acordo com o trabalho, pode-se concluir que as maioneses caseiras da Região Metropolitana de São Luís-MA apresentaram condições sanitárias impróprias para consumo e que podem representar risco de veiculação de patógenos para os consumidores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Helen Maria Pedrosa De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O artigo é relevante para a área. Sugiro uma amostragem maior para pesquisas futuras, o que tornaria o trabalho mais abrangente e preciso, tendo em vista que devem haver centenas de lanchonetes na região metropolitana de São Luís.

Foto do Usuário Jennifer Souza Figueredo 09-02-2021 09:50:35

O artigo é relevante para a área. Sugiro colocar na metodologia as temperaturas (tanto nos estabelecimentos quanto a temperatura que foi utilizada para refrigerar apos coleta.

Foto do Usuário David Santos Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

O objetivo deve ser apresentado de forma mais clara, pois é o autor quem objetiva com o trabalho e não o contrário. Sugiro modificar o texto para ''Objetivou-se com este trabalho... Melhorar a discussão apresentando mais artigos com metodologia parecida.

Foto do Usuário Julieny Aline Da Silva Nascimento 09-02-2021 09:50:35

o Conteúdo do artigo apresenta a urgência e necessidade de como é dever dos órgãos sanitários informar e instruir os pequenos comerciantes e assim evitar a contaminação de pessoas por doenças alimentares. Artigo de utilidade pública.

Foto do Usuário Adalva Lopes Machado 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante, importante para saúde pública.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.