QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA (Glycine max) SUBMETIDAS A DIFERENTES INSETICIDAS EM TRATAMENTO DE SEMENTES E PERÍODOS DE ARMAZENAMENTO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 221


Certificado de publicação:
Certificado de Silvestre Bellettini
Certificado de Gabriel Perez Ciscon

Certificado de participação:
Certificado de Gabriel Perez Ciscon

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lucas Bragante Santos , Gabriel Perez Ciscon , Nair Mieko Takaki Bellettini , João Henrique Sobjeiro Andrzejewski , Silvestre Bellettini

ABSTRACT
Avaliou-se na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel, Bandeirantes-PR, inseticidas em tratamento de sementes de soja, cultivares Monsoy 6410 IPRO e Monsoy 5917 IPRO em diferentes tempos de armazenamento. Foram utilizados 6 tratamentos com 4 repetições sendo: piraclostrobina + tiofanato metílico + fipronil (Standak Top 200 mL); ciantraniliprole (Fortenza 600 FS 200 mL); clorantraniliprole (Dermacor 100 mL); imidacloprido + tiodicarbe (Cropstar 700 mL); tiametoxam (Cruiser 350 FS 300 mL / 100 Kg de sementes) e testemunha (sem tratamento de semente). Utilizou-se bandejas com 36 células por repetição nos tempos 0, 15, 30, 45 e 60 dias de armazenamento, avaliando as plantas emergidas aos 8 dias após cada  instalação, transformando-se em porcentagem. Concluiu-se que os diferentes tratamentos de sementes com inseticidas, diminuiram a porcentagem de plantas emergidas ao longo do tempo de armazenamento em condições ambientais não controladas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alison Fernando Nogueira 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, muito bom. Indico colocar sempre o software estatístico que utilizou, e também para o tratamento das sementes, todo aquele processo, tem alguma referência para a metodologia, se tiver é interessante indicar, ou procurar algum trabalho que faça parecido para referenciar.

Foto do Usuário Ellen Rayssa Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta um tema relevante. Os autores poderiam descrever mais sobre os outros inseticidas utilizados, focaram bastante no tiametoxam. A metodologia do trabalho poderia ser mais detalhada, bem como as interpretações dos resultados obtidos.

Foto do Usuário Wellington Ribeiro Souza 09-02-2021 09:50:35

o tema é muito atual, tendo em vista, o uso de inseticidas é indispensável para a agricultura. No resumo sugiro que de mais enfase nos resultados e mostrar qual foi o inseticida que diminuiu significamente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.