CONHECIMENTO COMO FATOR COMPETITIVO DO AGRONEGÓCIO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 188


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Felipe Kupka Feliciano , Juliano Keller Alvez , Édis Mafra Lapolli , Antonio Marcos Feliciano

ABSTRACT
O presente artigo objetiva contribuir com as reflexões sobre o desenvolvimento do
agronegócio a partir da aplicação do conhecimento e a necessidade de sua adequada gestão,
visando ampliar a competitividade do setor. O trabalho assume características de pesquisa
qualitativa, sendo realizado por meio do emprego de revisão integrativa da literatura, através
de uma busca sistemática na base de dados Scopus. Como resultado, foi possível identificar que
o conhecimento proporciona o desenvolvimento de vantagens competitivas para o setor do
agronegócio, principalmente no que tange a sua utilização na adaptação de novas tecnologias
para o referido setor.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Flávia Maria De Mello Bliska 09-02-2021 09:50:35

Em que pese a relevância do tema, a contribuição do artigo para aprimorar o discernimento sobre a importância e os possíveis impactos da gestão do conhecimento na competitividade do agronegócio não é significativa. Reconhecemos que foi realizada uma boa revisão de literatura. Porém não foi realizada uma resenha crítica ou uma discussão de resultados de forma a enriquecer o debate sobre o assunto. Gostaríamos de saber: 1) Algum dos artigos consultados pelos autores apresenta alguma ferramenta específica para avaliar o impacto do conhecimento sobre a gestão do agronegócio? 2) Algum dos autores citados na revisão apresenta algum tipo de informação/resultado comprovando a importância do conhecimento para a competitividade de algum segmento do agronegócio? Aproveitamos para sugerir aos autores que consultem a metodologia MIGG - Método de Identificação do Grau de Gestão, que inclui dentre os indicadores de gestão a ''busca de conhecimento'' nas empresas rurais. BLISKA JUNIOR, A. ; FERRAZ, A. C. O. ; LEAL, P. A. M. ; TURCO, P. H. N. ; BLISKA, F. M. M. . Validação do Método de Identificação do Grau de Gestão na Produção Cafeeira Utilizando Grupo Focal. REVISTA DE ECONOMIA AGRÍCOLA (IMPRESSO), v. 62, p. 41-54, 2015. BLISKA JÚNIOR, ANTONIO; FERRAZ, ANTONIO CARLOS DE O . Método de identificação do grau de gestão nas atividades de produção de flores de corte. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 30, p. 531-538, 2012.

Foto do Usuário Arthur Santos De Araújo 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta uma discussão sobre um tema muito atual, em abordar a busca de conhecimento para aumentar a competitividade. A revisão teórica toca nas pontas da profissionalização e pesquisas para o aumento da produtividade do agronegócio. E no tópico de apresentação e analise de resultados é bem abordado a importância da aplicação da tecnologia na produção de alimentos.

Foto do Usuário Jorge Andre Briza 09-02-2021 09:50:35

Texto bem elaborado, de extrema fluidez e excelente concordância gramatical e ortográfica. O tópico sobre ''Gestão do Conhecimento'' e a análise e apresentação dos resultados são ótimos

Foto do Usuário Itiberê Saldanha Silva 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito relevante para área. Uma produção muito bem escrita.

Foto do Usuário Pascoal Jeremias Chiambo 16-06-2021 04:43:01

A abordagem do tema é sugestiva e bastante actual. Embora tenha faltado mais argumentos sobre como deve ser feita a gestão nos diversos segmentos da cadeia de valor por formas a agregar valor aos produtos que são produzidos como forma de torná-los mais competitivos no marcado. Faltou realçar em detalhes aspectos inerentes à governança e a coordenação horizontal e vertical dos atores da cadeia de valor.

Foto do Usuário Pascoal Jeremias Chiambo 16-06-2021 04:43:02

A abordagem do tema é sugestiva e bastante actual. Embora tenha faltado mais argumentos sobre como deve ser feita a gestão nos diversos segmentos da cadeia de valor por formas a agregar valor aos produtos que são produzidos como forma de torná-los mais competitivos no marcado. Faltou realçar em detalhes aspectos inerentes à governança e a coordenação horizontal e vertical dos atores da cadeia de valor.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.