EFEITO DO PREPARO DE SOLO EM RELAÇÃO A PARÂMETROS FÍSICOS EM ÁREA DE CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 215


Certificado de publicação:
Certificado de Rafael de Paiva Andrade

Certificado de participação:
Certificado de Rafael de Paiva Andrade

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luis Antônio Da Silva , Rafael De Paiva Andrade , Moniki Campos Janegitz

ABSTRACT
A cultura da cana-de-açúcar tem se expandido cada vez mais no Brasil e o manejo de solo é um fator limitante ao seu máximo desenvolvimento. O objetivo deste trabalho é verificar qual a influência do modo de preparo na estrutura física do solo em área de cultivo de cana-de-açúcar. O experimento foi conduzido na fazenda São Cipriano, Anhumas - SP, em uma área de reforma de cana-de-açúcar que obteve cinco cortes no sistema de colheita mecanizado, sendo o experimento realizado em área de reforma de canavial, com cinco cortes, sobre um solo argiloso, onde recebeu diferentes preparo do solo com os implementos de Grade Aradora (GA), Grade Intermediaria (GI), Arado Aiveca (AA) e Grade Niveladora (GN). Os tratamentos foram: T1: Testemunha; T2: GA+GI e T3: GA+GI+AA+GN, com 4 repetições. Houve apenas uma avaliação sendo: a densidade real, densidade de partículas, porosidade e a curva de resistência a “compactação” do solo. De forma geral, todos os dados mostram que o preparo de solo onde se exerceu um maior número de operações, resultou em respostas positivas para as variáveis analisadas. O preparo ao qual se tem maior número de operações (Grade Aradora (GA), Grade Intermediaria (GI), Arado Aiveca (AA) e Grade Niveladora (GN)) foi o que proporcionou melhor porosidade, menor densidade e menor resistência a penetração em áreas de cultivo de cana-de-acúcar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Aparecida Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem feiro, com boa contribuição para a área.

Foto do Usuário Valéria Severo De Noronha 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo, os resultados mostram grande contribuição para o preparo do solo. destaco apenas a necessidade de algumas correções ortográficas no Resultado e Discussão. As medidas obtidas pelos cálculos de assimetria (...). Sendo assim a assimetria é o grau de afastamento em que uma distribuição de apresenta ... (Trocar o ''de'' por ''se'') De acordo com a Tabela 3, era esperado alteração nos resultados, se tratando de uma área de cultivo cana-de-açúcar, onde ela estava instalada a 5 anos (...). (O correto é utilizar “há” pois faz referência a tempo passado, já o “a” artigo definido está relacionado a uma ação futura). Já em relação a porosidade, está se refere basicamente ao espaço contido dentro dos agregados, o qual é ocupado pela água ou pelo ar. (trocar o ''está'' por ''esta''

Foto do Usuário Victor Manoel Pereira De Andrade 09-02-2021 09:50:35

O trabalho foi bem elaborado, com análises detalhadas para cada tratamento e se obteve uma conclusão bem significativa. Parabéns

Foto do Usuário Aline Alves Amaral 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é uma contribuição ao manejo e conservação de solos sob a cultura da cana. No entanto, é fundamental dar continuidade ao mesmo, uma vez que não permite avaliar isoladamente os tipos de manejo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.