A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS AVANÇADAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONSUMO PÓS-MODERNO: ANÁLISE DOS RESULTADOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS DO MAGAZINE LUIZA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Acessos neste artigo: 206


Certificado de publicação:
Certificado de Rodrigo Miguel dos Santos
Certificado de Rodrigo Miguel dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rodrigo Miguel Dos Santos , Marilsa De Sá Rodrigues , Edson Aparecida Araujo Querido Oliveira

ABSTRACT
A fragmentação temporal delimita aspectos que caracterizam as formas de viver de cada sociedade para o momento em questão, o movimento pós-moderno envolveu um processo de mudanças de pensamento, técnicas e tecnológicas, sendo alterada a organização social, política e econômica da sociedade. O presente estudo objetiva relacionar a utilização das tecnologias avançadas de informação e comunicação com as características do consumo pós-moderno, para tanto o objeto de estudo em questão foi o varejista Magazine Luiza, que possui atuação nacional reconhecida e aderência de diversas classes sociais no país. Para atingir o objetivo proposto foram realizadas duas análises: um exame conceitual associativo; e uma avaliação de resultados econômicos e financeiros do varejista em questão. Os resultados alcançados permitiram a consolidação de relações entre o uso das TAIC e as caraterísticas de consumo e da pós-modernidade, bem como aferir os resultados econômicos e financeiros do varejista, que proporcionaram a maximização dos lucros e receitas a uma frequência que nunca havia ocorrido. Por fim, o trabalho demonstra que as análises conceitual teórica e gráfica de resultados financeiros e econômicos discorreu de maneira sinérgica, sendo proposta a realização de análises similares a outros varejistas do mercado nacional, traçando paralelo com aqueles que usaram ou não as TAIC em seus processos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário James Cleiton De Oliveira Sá 09-02-2021 09:50:35

A varejista Magazine Luiza está com capital aberto na bolsa de valores com altíssimo desempenho demonstrando a relevância do tema

Foto do Usuário Victor Borges Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Assuntos como consumo e tecnologia é sempre algo interessante, o artigo tem objetivos bem claros. Ainda, o método para mim foi adequado para o alcance dos resultados.

Foto do Usuário Marcia Eliza De Godoi Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito relevante. Traz um estudo bem aprofundado quanto a influências das tecnologias. Aponta aspectos consideráveis sobre o avanço tecnológico como fruto da pós-modernidade, da imposta cultura do consumo, e destaca como as relações sociais foram modificadas diante deste cenário. Com a evolução das relações de consumo, a sociedade se transformou, esse aspecto tornou-se importante e até mesmo o objetivo de vida de grande parte das pessoas. Isto posto, como autor vê o impacto desse desenvolvimento tecnológico sobre o comportamento do “homem”?

Foto do Usuário Luiz Rodolfo França Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

Compreender o papel das Tecnologias Avançadas de Informação e Comunicação (TAIC) no consumo das famílias com o exemplo do Varejista abordado foi enriquecedor e esclarecedor. Sugestão: ampliar o estudo com a comparação do varejista estudado com outros do mercado nacional. Pergunta: para o autor, no contexto da pós-modernidade e do consumismo, as TAIC têm muito a evoluir ainda?

Foto do Usuário Cleide Machado Bleck 09-02-2021 09:50:35

Artigo interessante que mostra uma gestão sobre o ponto de vista de valorização de uma marca através do uso dos sistemas de tecnologias (TAIC), que repercute em resultados consistentes em uma empresa nacional. Demonstrando que o que estamos vivenciando no atual momento apresentando como uma tendência de consumo através da internet já é uma realidade para empresas que estão investindo em tecnologias há mais tempo. Pergunto: Nesta perspectiva de clientes e vendedores que são participantes de um consumo cada vez mais estimulado pelas tecnologias das informações e dentro de uma orientação que apresenta o consumo dentro da pós modernidade como um ato diferenciação. Pergunto: Quais as maiores contribuições do uso das ferramentas do TAIC para atender as demandas dos consumidores pós-modernos?

Foto do Usuário Juliana Bárbara Moraes 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui tema relevante e contemporâneo, uma vez que tecnologia e consumo, na era pós moderna, são variáveis que caminham junto. Foi utilizada metodologia coerente com os propósitos do trabalho, sendo que os resultados foram satisfatórios em relação aos objetivos do estudo. Na opinião dos autores, os “sintomas da pós modernidade” estariam associados diretamente às influências das TAIC?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.