Desenvolvimento inicial de plântulas de brócolis (Brassica oleracea L.) e pepino (Cucumis sativus) sobre diferentes potenciais de salinidade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 3


Certificado de publicação:
Certificado de Pedro Bento da Silva

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Pedro Bento Da Silva , Henrique Miada , Erica Rodrigues Moreira , Leonardo Fanti Frizon , Larissa Sanches Caio Da Fonseca , André Luiz Vianna De Paula

ABSTRACT
No Brasil a produção de hortaliças se destaca por apresentar algumas peculiaridades de cultivo, o que geralmente não ocorre em outros países. A salinidade é um problema que ocorre em regiões áridas e semiáridas, apresentando problemas dessalinização, muitas vezes por causa de práticas agrícolas excessivas, e também por causa da irrigação mal manejada que pode acelerar esse processo podendo atingir níveis prejudiciais a cultura. Assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar de desenvolvimento inicial de plântulas de Brócolis e Pepino sobre diferentes potenciais de salinidade. O delineamento foi inteiramente ao acaso (DIC) em esquema fatorial quatro potenciais de indução a tolerância a déficit hídrico zero (0,0 controle), -0,2 MPa, -0,4MPa, -0,6MPa e -0,8 MPa) para o meio germinativo com quatro repetições de 50 sementes, para cada espécie de hortaliças (brócolis e pepino). Foram avaliados comprimento de raiz (CPR), comprimento da parte aérea (CPA), protrusão radicular (PR), tempo médio de germinação (TMG), velocidade de germinação (T50) e índice de uniformidade (T7525). Os dados médios foram submetidos a análise de variância e pelo teste F a 1 e 5% de probabilidade e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Observou-se que as variáveis comprimento de raiz, comprimento da parte aérea, protrusão radicular e germinação em plântulas de brócolis e pepino reduziram à medida que os potencias do meio germinativos diminuíram. A germinação das sementes e o vigor das plântulas de brócolis e de pepino são afetadas com o potencial osmótico abaixo de -0,2 MPa, com o aumento da concentração de sal em função da redução do potencial salino.
Palavras-chaves: Vigor, Germinação, Plântulas, Radícula, Cloreto de Potássio.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo De Oliveira Alves 09-02-2021 12:50:35

Aconselho uma breve revisão na escrita, em alguns momentos há pequenos erros de gramática e concordância na introdução. No mais, é um bom trabalho.

Foto do Usuário Jean Vitor Coutinho 09-02-2021 12:50:35

Bom trabalho, porém, aconselho acrescentar o nome dos autores e revisar a escrita, pois apresenta alguns erros gramaticais e de pontuação. Minha pergunta é: Como foram preparadas as concentrações de cloreto de potássio?

Foto do Usuário Thiago Mariano 09-02-2021 12:50:35

Achei interessante esse artigo e seu tema abordado.

Foto do Usuário Amanda Cruz 09-02-2021 12:50:35

Muito bom o tema abordado, de grande importância.