Indução de tolerância a salinidade em sementes de arroz Oryza sativa L. pelo método de osmocondicionamento

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 199


Certificado de publicação:
Certificado de Pedro Bento da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Pedro Bento Da Silva , Henrique Miada , Erica Rodrigues Moreira , Leonardo Fanti Frizon , Larissa Sanches Caio Da Fonseca , André Luiz Vianna De Paula

ABSTRACT
O arroz é uma das principais culturas anuais produzidas no Brasil, cultivado em quase todos os estados e consumido por todas as classes sociais. O sistema de cultivo de arroz irrigado propicia um ambiente favorável altos teores de salinidade, que estão entre os maiores problemas abióticos na cultura, levando a redução dos níveis de produtividade. Por tanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar de maneira comparativa a indução de tolerância a salinidade em sementes de Arroz pelo método de osmocondicionamento. O delineamento será inteiramente ao acaso (DIC) em esquema fatorial 4 potenciais de indução a tolerância a déficit hídrico (0,0; -1,0; -1,5; -2,0; -2,5; e -3,0MPa) e 6 potencias de salinidade (0,0, -0,2 MPa, - 0,4MPa, -0,6MPa, -0,8 MPa) e 4 repetições de 25 sementes. Os dados médios de porcentagem de protrusão radicular (PR), índice de uniformidade (T7525), velocidade de germinação (T50), tempo médio de germinação (TMG) foram submetidas à análise de variância pelo teste F a 5% e posteriormente comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Na variável T50, as sementes secas (SS), observou-se redução na protrusão radicular nos potenciais salinos de -0,2 MPa e -0,8MPa. Os potenciais de condicionamentos -1,0MPa e -1,5MPa, verificaram-se comportamento semelhantes, com redução no tempo médio de germinação (TMG) nos meios germinativos de 0,0 e -0,2MPa. A germinação das sementes e o vigor das plântulas de arroz são afetadas com o potencial hídrico salino, decorrente do aumento da concentração de íons de sal em função da redução do potencial osmótico do meio germinativo.
Palavras-chave: Polietilenoglicol, vigor de sementes, germinação, priming

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Thiago Mariano 09-02-2021 09:50:35

Tema bem abordado. Um artigo ótimo. Bom conteúdo didatico

Foto do Usuário Amanda Cassu Da Fonseca 09-02-2021 09:50:35

Notei que falta pontuação em alguns trechos. Trabalho de fácil entendimento para o leitor. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.