FINANCEIRAS TECNOLÓGICAS (FINTECH): CARACTERÍSTICAS BÁSICAS E EVOLUÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO, ENTRE 2010 E 2018.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 221


Certificado de publicação:
Certificado de Cleudivania Alves dos Santos Santana

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cleudivania Alves Dos Santos Santana , Alivinio Almeida

ABSTRACT
Esse trabalho teve por objetivo analisar o papel e a tendência das Financeiras Tecnológicas (Fintech) no sistema financeiro brasileiro. A pesquisa utilizou pesquisa exploratória e descritiva na investigação do tema. A pouca disponibilidade de dados sobre a movimentação financeira das Fintech dificultou a análise por métodos quantitativos. As Fintech são plataformas digitais, derivadas das startups, que prestam serviços no mercado financeiro, embora não sejam instituições financeiras. Sua atuação no Brasil é recente, apresentando crescimento expressivo após 2015. As evidências indicam que as Fintech complementam os serviços prestados pelas instituições financeiras. Ao promover inovações disruptivas, priorizam a experiência e a comodidade do cliente, criando novos produtos financeiros, prestando atendimento digital, sem a necessidade do deslocamento físico a uma agência bancária. Ao atuar em nichos específicos, complementam as atividades das instituições financeiras tradicionais. De modo geral, as evidências indicaram que as Fintech não representam concorrência às instituições financeiras brasileiras. Ao contrário, observou-se que esse segmento tem se fortalecido por meio de parcerias com bancos e outras entidades do sistema financeiro. Considerando a tendência de aperfeiçoamento tecnológico no mercado financeiro, nota-se a aceleração do processo de inovação visando a melhoria da experiência do usuário e a utilização de novos elementos tais como a inteligência artificial e o blockchain.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Esdras Antunes Do Nascimento 09-02-2021 09:50:35

O documento não está disponível, não sendo possível realizar avaliação.

Foto do Usuário Messias Aguiar Alcântara 09-02-2021 09:50:35

Não consegui avaliar: <Error> <Code>NoSuchKey</Code> <Message>The specified key does not exist.</Message> <Key>artigo27005_9_2020.pdf</Key> <RequestId>A69A69B5B4889BD2</RequestId> <HostId>kcWJ73tNErkqkoStTjpUL3sg39amih+AxHwWuJtpA61qhGKDMTOeliNbRrj0Vztd8Rv6a3Zs0Hc=</HostId> </Error>

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.