CULTIVO DO AMENDOIM NO RECÔNCAVO DA BAHIA: MANEJO E TRATOS CULTURAIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 226


Certificado de participação:
Certificado de Ellen Rayssa Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ellen Rayssa Oliveira , Ademir Trindade Almeida , Clovis Pereira Peixoto

ABSTRACT
No Nordeste brasileiro, o cultivo de amendoim é realizado em grande maioria por pequenos e médios agricultores que dispõe de um reduzido nível tecnológico, objetivando primordialmente à produção local. Na Bahia, em especial no Recôncavo Baiano, esta cultura possui extrema importância no contexto socioeconômico, já que aproximadamente 80% da produção destinam-se ao mercado de consumo in natura, sendo comercializado como amendoim torrado ou cozido, em feiras livres, festas juninas e praias, propiciando a geração de empregos diretos e indiretos. A utilização de baixos níveis tecnológicos na região tem como consequência menores produtividades, o que resulta em baixa produção mesmo com utilização de uma área relativamente extensa. Dessa forma ressalta-se a necessidade de divulgar informações sobre as formas de cultivo do amendoim na região e, ao mesmo tempo, propor métodos que otimizem a sua produção. Assim, objetivou-se com este estudo levantar informações sobre as formas de plantio e manejo adotados pelos agricultores familiares do Recôncavo Baiano.    As visitas foram feitas aos pequenos agricultores de comunidades residentes na zona rural (sessenta indivíduos) de sete municípios do Recôncavo da Bahia que têm contato direto com a cultura do amendoim já há algum tempo. A produção de amendoim no Recôncavo Baiano está introduzida na cultura da região. No entanto, é necessário que seu cultivo passe por uma série de reformulações, no que diz respeito ao nível tecnológico, de modo que, seja possível alcançar maiores produtividades.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eliel Santos Almeida 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem elaborado, com um tema relevante e que presenta resultados importantes para a região onde foi desenvolvido.

Foto do Usuário Daniele Cunha 09-02-2021 09:50:35

Excelente artigo! Conteúdo de imensa relevância para o Recôncavo Baiano.

Foto do Usuário Clovis Pereira Peixoto 09-02-2021 09:50:35

O trabalho retrata o perfil do agricultor/produtor Familiar do Recôncavo Baiano, podendo fornecer subsídios para açoes gorvernamentais, bem como açoes locais (cooperativas, entre outros...). Com uma leitura fluente e acessivel. Totalmente adequado paa alcançar o objetivo proposto e com metodologia exequível, e apresenta relevante contribuição para o planejamento de ações rurais e politicas Regional.

Foto do Usuário Edcleyton José De Lima 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito e apresenta coerência entre parágrafos. A pesquisa é relevante e instiga o leitor a pesquisar sobre o assunto.

Foto do Usuário érika Gonsalves Mafessoni 09-02-2021 09:50:35

Muito bom a abordagem sobre o tema, bem explicativo. Parabéns

Foto do Usuário Rannaiany Teixeira Manso 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui uma ótima estrutura e aborta um tema pertinente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.