ESTRESSE OCUPACIONAL EM TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE EDUCAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 236


Certificado de publicação:
Certificado de Sheila De Oliveira Goulart

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcela Giuliani Denardin , Sheila De Oliveira Goulart , Damiana Machado De Almeida , Luis Felipe Dias Lopes , Margarida Maria Ferreira Delgado Paiva

ABSTRACT
Entre as formas que conduzem ao adoecimento no trabalho, destaca-se o estresse ocupacional, que pode ser definido como um processo em que os indivíduos percebem suas demandas laborais como estressoras, provocando reações negativas (PASCHOAL; TAMAYO, 2004). Em vista disso, este estudo teve como escopo mensurar o nível de estresse ocupacional em Técnico-Administrativos em Educação da Reitoria do Instituto Federal Farroupilha. Para tal desiderato, realizou-se uma pesquisa descritiva, do tipo survey, com abordagem quantitativa. Participaram 59 servidores, os quais responderam questões atinentes a dados pessoais e ocupacionais e à Escala de Estresse no Trabalho (EET). As informações foram analisadas por meio de estatística descritiva. Evidenciou-se a prevalência do nível moderado de estresse ocupacional entre os respondentes. Os principais estressores (maiores médias) que influenciaram esse resultado foram: deficiência na divulgação de informações sobre decisões organizacionais (3,41), pouca perspectiva de crescimento na carreira (3,25), tempo insuficiente para realizar o volume de trabalho (3,22), deficiência nos treinamentos para capacitação profissional (3,10), forma de distribuição das tarefas (3,07), controle existente no trabalho (2,88) e, por fim, discriminação/favoritismo (2,68). Conclui-se que é necessário tomar providências para reduzir os níveis de estresse ocupacional, haja vista que o assunto traz prejuízos aos indivíduos e à organização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Robson Monai Fernandes 09-02-2021 09:50:35

Avaliação impossibilitada devido ao erro em baixar o arquivo. Torna-se necessário verificar a causa do problema, sistema ou autor.

Foto do Usuário Daniel De Morais Pupo 09-02-2021 09:50:35

Melhoria e atualização da Metodologia. Vai ficar complexo

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.