BIOESTIMULANTES NA MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DO DÉFICIT HÍDRICO NA CULTURA DA SOJA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 235


Certificado de publicação:
Certificado de Wendson Soares Da Silva Cavalcante

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wendson Soares Da Silva Cavalcante , Nelmício Furtado , Fernando Rezende Corrêa , Estevão Rodrigues , Daniele Ferreira Ribeiro , Paulo Afonso Betinelli , Bruna Guimarães Da Silva

ABSTRACT
Partindo da hipótese de que bioestimulantes a base de macronutrientes, micronutrientes, aminoácidos, extratos vegetais e outras substâncias e complexos naturais, aplicados no momento especifico promove efeito no crescimento, desenvolvimento e produtividade. Objetivou-se com este trabalho avaliar as características fisiológicas e a produtividade de grãos da soja submetida a aplicação de diferentes biofertilizantes a base de macronutrientes, micronutrientes, aminoácidos, extratos vegetais e outras substâncias e complexos naturais, nas condições edafoclimáticas da região do cerrado. O experimento foi desenvolvido na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) da UniBRÁS - Faculdade Rio Verde, Rio Verde - GO. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com quatro repetições, sendo que as parcelas experimentais foram constituídas de 4,0 fileiras espaçadas em 0,5 m e 5,0 m de comprimento com bordaduras de 1,0 m entre parcelas e 0,5 m entre blocos. Nos tratamentos foram testados 5 bioestimulantes isoladamente e combinados entre si: T1) Aminoácidos; T2) Extrato de Alga; T3) Ácidos fúlvicos; T4) Fitohormônios; T5) Nutrientes; T6) Extrato de Alga + Ácidos Fúlvicos; T7) Aminoácidos + Extrato de Alga + Nutrientes; T8) Aminoácidos + Extrato de Alga + Ácido Fúlvicos; T9) Aminoácidos + Ácidos Fúlvicos + Nutrientes e Controle. Foram avaliadas as variáveis biométricas (altura de planta; número de nós; número de vargens e número de grãos), fisiológicas (potencial hídrico foliar e teores de clorofila (clorofila a, clorofila b e clorofila total)), severidade de doenças, massa de 100 grãos e produtividade de grãos. Os dados biométricos, fisiológicos, severidade de doenças, massa de 100 grãos e a produtividade de grãos, foram submetidos a análise de variância (p<0,05) e os casos de significância foram submetidos ao teste de media (Tukey p<0,05), utilizando o software estatístico SISVAR. Todas as variáveis foram significativas em função dos tratamentos, apresentando diferenças significativas em relação ao tratamento controle, mostrando a eficiência do uso dos bioestimulantes em promover maior capacidade de suportar um período de déficit hídrico. O uso de bioestimulantes promoveram aumentos biométricos, fisiológicos e de produtividade expressivos na cultura da soja, além de proporcionar uma maior proteção à planta.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marconi Batista Teixeira 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho. Bem escrito, metodologia adequada e resultados discutidos.

Foto do Usuário Ellen Rayssa Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta um tema muito relevante. Os autores poderiam melhorar a redação do objetivo do trabalho, bem como descrever mais a metodologia utilizada. De modo geral, apresenta resultados importantes.

Foto do Usuário Junior Santana Girardi 09-02-2021 09:50:35

Artigo de suma importância, oferecer ao produtor uma alternativa para maior produtividade, em virtude das condições de déficit hídrico. Conforme solicitação do comitê organizador, como sugestão, acrescentar o resumo no texto e tabela das variáveis altura de planta, número de nó, número de grãos e número de vagem. E a pergunta, em sua opinião em condições adequadas o uso de biostimulantes pode ser eficiente? E por fim, de modo geral otimo artigo, e parabéns. Dá uma olhada no meu artigo ''VARIABILIDADE ESPACIAL DA DISTRIBUIÇÃO DE PALHA DA COLHEDORA RELACIONADA A EMERGÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS''

Foto do Usuário Larissa Pacheco Borges 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho. Sugiro colocar um gráfico com as condições meteorológicas que ocorreram durante o período em que o experimento foi conduzido. Com isso teremos uma noção de quando ocorreu o veranico e o tempo que durou. Pergunta: Com base nos seus resultados, qual dos bioestimulantes utilizados você indicaria para um produtor rural?

Foto do Usuário érika Gonsalves Mafessoni 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho. Bem detalhado e explicativo o desenvolvimento do artigo. Parabéns!

Foto do Usuário Fabrício Ap. Adami 09-02-2021 09:50:35

Muito bom trabalho! Realmente hoje necessitamos de alternativas para manter boas produtividades em condições cada vez mais comuns como no caso dos deficit hídricos.

Foto do Usuário Luara Silva Pereira 09-02-2021 09:50:35

Tema de grande importância para o sistema produtivo, devemos cada vez mais aderir alternativas para alcançar a melhor eficiência na produção.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.