PÓS–MODERNIDADE E SOCIEDADE GLOBALIZADA: desafios da educação

Temas: Ensino e Pesquisa em Administração


Certificado de publicação:
Certificado de Marcia Eliza de Godoi dos Santos

Acessos nesse artigo: 2


AUTORIA

Adriana Leonidas De Oliveira , Marcia Eliza De Godoi Dos Santos , Edson Aparecida Araujo Querido Oliveira

ABSTRACT
O contexto atual tem sido marcado por reflexões crítica e discussões acerca dos desafios da educação, pela consciência dos limites e insuficiências de uma perspectiva meramente instrumental da didática. Sob uma metodologia bibliográfica e documental, este artigo tem por objetivo debater a educação como ferramenta essencial para transformar uma sociedade, considerando o cenário da pós-modernidade. O estudo tece uma análise das concepções e ideias contemporâneas na área da educação que, entre outras coisas, busca a solução para um ensino mais produtivo, dinâmico e condizente com a realidade do mundo globalizado. Especificamente com base na visão de Bauman, o texto dialoga acerca de uma sociedade em transformação promovida pelo acesso ao conhecimento, nesse quadro, atores educacionais encontram-se no limiar de um espaço social que pleiteia novas pedagogias, voltadas para o mercado diversificado. Conclui-se que atualmente a ciência tem descartado determinados elementos mecânicos para entender o jogo entre certeza e incerteza, avaliando a necessidade de recorrer a uma educação onde o conhecimento possibilite ao sujeito a capacidade de conviver e adaptar-se em um ambiente ativo e dinâmico, acessando uma educação em rede, transcendente, sem paredes ou amarras. Portanto, é imprescindível colocar o conhecimento na conjuntura da atualidade, com uma visão capaz de perceber o cenário multinacionalizado. Ademais, discorre-se sobre o papel da escola e seus atores e sobre a educação atual dialogando com o universo da pós-modernidade e adversidades do mundo globalizado.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Claudia Regina Bruni Sigrist 09-02-2021 12:50:35

A Educação abordada na Pós-Modernidade, realmente nos cai como um desafio, um debate longo a ser trabalhado. O artigo trata de um tema relevante, e está bem estruturado. Essa abordagem pode ser discutida e tratada em todos níveis escolares?

Foto do Usuário Luiz Rodolfo França Pinheiro 09-02-2021 12:50:35

Artigo importante para lançar debate sobre o papel da educação na pós-modernidade. Sugestão: delimitar esse estudo ao ensino superior, tratando das capacidades e limitações desse ensino no cenário atual. Pergunta: existe uma consciência reinante na sociedade brasileira quanto ao papel da pós-modernidade na educação?

Foto do Usuário Cleide Machado Bleck 09-02-2021 12:50:35

Artigo de muitas preposições e questões envolta a realidade que ainda mais acelerada no atual momento que estamos vivendo. O tema aborda a pós modernidade como um tempo de muitos desafios sobretudo para educação e diante de uma realidade cada vez mais globalizada. Dentro desta perspectiva pergunto: Na visão dos autores qual o maior desafios para o desenvolvimento de uma educação mais efetiva diante deste cenário?

Foto do Usuário Paulo Sergio Dos Santos 09-02-2021 12:50:35

Na sociedade contemporânea a educação exige um processo dinâmico e inovador, buscando o protagonismo juvenil. Como os autores veem a educação após a pandemia, com a questão das aulas remotas?

Foto do Usuário Leandro Félix Vieira 09-02-2021 12:50:35

O tema é relevante e o estudo faz uma analise identificando que a pós modernidade aponta para um novo cenário mundial e a sociedade tem apresentado preocupação com a dinâmica do desenvolvimento global e seus atenuantes provocados pelo desenvolvimento econômico e tecnológico.

Foto do Usuário Patricia Da Silva Santos 09-02-2021 12:50:35

A temática é bastante relevante para entendemos alguns pontos que permeia a educação e a pós-modernidade. O trabalho faz uma contextualização da educação e a pós-modernidade, com um referencial teórico rico, trazendo para leitores fatores que ligam a educação e a ascensão da sociedade. Como sugestão o autor deve participar mais do texto com suas próprias palavras. A pós-modernidade é distinta em países desenvolvidos e em desenvolvimento, muito se tem debatido que questões educacionais podem mudar a realidade de um país, nesse sentido, como a pós-modernidade de um país desenvolvido pode interferir em fatores educacionais do outro?