ACEITABILIDADE DE TORTAS ELABORADAS COM APARAS E FILÉ DE BAIXO VALOR COMERCIAL DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus) NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Políticas Públicas de Saúde

Acessos neste artigo: 2


Certificado de publicação:
Certificado de Denize Leise Assunção De Lázari Campinas

AUTORIA

Beatriz Chela Dos Santos , Denize Leise Assunção De Lázari Campinas , Natália Reginato , Angela Dulce Cavenaghi Altemio , Mirian Luisa Faria Freitas

ABSTRACT
O presente estudo teve como objetivo avaliar a aceitabilidade de tortas elaboradas com aparas e filé de baixo valor comercial de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em escolas estaduais e municipal situadas no município de Dourados, Mato Grosso do Sul. As matérias-primas (aparas e filé) foram doadas por uma empresa local. O teste de aceitação utilizou a ficha de escala hedônica facial e/ou verbal de cinco pontos. Participaram do estudo 105 alunos de uma escola municipal e 105 educandos de três escolas estaduais, totalizando 210 provadores. No momento da aplicação dos testes, as amostras das tortas eram apresentadas em bandejas descartáveis, devidamente codificadas. O somatório das notas “adorei” com “gostei” de foi de 98,06 % para torta elaborada aparas na escola municipal (EM) e 97,09% nas escolas estaduais (EE).  Já para a torta elaborada com filé de baixo valor comercial está somatória foi de 98,05 % (EM) e 98,06 % (EE). O FNDE preconiza que preconiza que novas preparações para ser inserida no cardápio escolar o teste de aceitação deve ser maior que 85%. Conclui-se, desta forma, que as tortas com aparas e o filé de baixo valor comercial tiveram boa aceitação nas faixas escolares estudadas. Essas matérias-primas são opções baratas de pescado para aquisição pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, podem ser indicada sua inclusão no cardápio de merendas escolares.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Lucile Tiemi Abe-matsumoto 09-02-2021 12:50:35

Trabalho muito importante, com o objetivo de incluir um alimento nutritivo na merenda escolar, e que está alinhada à política de aproveitamento integral dos alimentos. O texto, porém, necessita de uma revisão gramatical.

Foto do Usuário Karoline Fernanda Zamboni Bonan 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho, além de importante valor nutricional e baixo custo, o alimento apresentou grande aceitação pelos alunos, o que é essencial. Muito bom!