TURISMO ECOLÓGICO COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NACIONAL DA FLORESTA TIJUCA NO RIO DE JANEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Acessos neste artigo: 4


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Úrsula Maruyama , Gabriel De Almeida Martins , Maria Leonor Marques Martins , Aline Trigo , Débora Gomes Da Cruz Ataíde

ABSTRACT
O presente trabalho busca analisar a atividade turística ecológica como instrumento de sensibilização ambiental no Parque Nacional da Tijuca (PNT) no Rio de Janeiro.  Neste contexto, busca identificar conceitos de sensibilização ambiental, levantar material sobre o papel das atividades turísticas para preservação do Parque Nacional da Tijuca e identificar influências da postura sustentável para pequenas agências de turismo especializadas em Turismo Ecológico. O PNT é considerado um patrimônio natural com um legado histórico-cultural a ser conservado e que se encontra com total acesso ao público diverso para várias atividades turísticas. Por meio de pesquisa documental, bibliográfica e pesquisa de campo realizada com visitantes da unidade de conservação. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória não probabilística de 106 questionários, usando o formulário do GoogleForms em redes sociais com estudantes de um curso tecnólogo em gestão de turismo do estado do RJ.  Foi possível identificar a sensibilização ambiental como uma ferramenta relevante na influência comportamental em relação à conservação do meio ambiente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Flora Moritz Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Parabéns às autoras pela escolha do tema sensibilização ambiental. Algumas reflexões para possíveis incrementos na pesquisa: Poderiam desenvolver melhor os conceitos, um dos objetivos específicos, e explicar como as perguntas do questionário foram construídas a partir do que foi desenvolvido. Uma questão importante que não ficou muito clara: dos 106 respondentes, quantos efetivamente frequenta o parque? O objetivo da pesquisa foi avaliar a atividade turística ecológica como instrumento de sensibilização ambiental no Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro. Nas considerações finais coloca-se como ''imperioso que haja o estabelecimento de ações de sensibilização no sentido da conservação e manutenção dos ecossistemas, das espécies, das áreas ambientais'' sendo ''fundamental que no PNT, haja um forte aparato estrutural e que os visitantes sejam conscientizados das medidas e projetos de cunho sustentáveis para que sejam viáveis nas Unidades de Conservação (UC)''. Qual é a avaliação da situação atual?

Foto do Usuário Mariana Pires Vidal Lopez 09-02-2021 12:50:35

Parabenizo os autores pelo artigo. O artigo aborda os conceitos de Ecoturismo com referências muito antigas, sugiro que procure trabalhos mais recentes. Na metodologia os autores não detalham como foi realizada a pesquisa bibliográfica: quantos artigos nacionais e internacionais encontrados; período em que foi realizada a busca pelos artigos, quais foram as palavras chaves. Os resultados não apresentam embasamento teórico, juntamente com os resultados estatísticos. As considerações finais não sinalizam as limitações do estudo.