INFLUÊNCIA DO REGIME HÍDRICO EM PLANTAS DE MILHO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fisiologia e Produção Vegetal

Acessos neste artigo: 188


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Larissa Pacheco Borges , Arielle Gonçalves Abdala , Millena Ramos Dos Santos , Gabriel Henrique Ferreira De Lima , Fábio Santos Matos , Víctor Alves Amorim , Victor Luiz Gonçalves Pereira

ABSTRACT
O presente estudo teve como objetivo identificar o efeito da disponibilidade hídrica no crescimento de plantas de milho. O trabalho foi conduzido sob bancada em casa de vegetação na Universidade Estadual de Goiás, Campus Sudeste, UnU-Ipameri. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos e seis repetições. Após a emergência e desenvolvimento inicial (23 DAE), as plantas foram irrigadas com volumes de água referentes a 25%, 50%, 75%, 100%, 200% e 400% da evapotranspiração diária. Aos 31 DAE as seguintes variáveis foram analisadas: área foliar, biomassa total, razão de massa radicular (RMR), razão de massa caulinar (RMC), razão de massa foliar (RMF), teor relativo de água (TRA) e taxa de transpiração. As plantas de milho sob limitação e excesso de água apresentaram redução da parte aérea como estratégias de adaptação das plantas ao estresse. Além disso, sob déficit hídrico, as plantas tiveram maior crescimento radicular para maximizar a absorção de água do solo, mas em ambos os estresses as plantas demonstraram crescimento vegetativo reduzido, o que implica estabelecimento retardado, demonstrando assim suscetibilidade ao déficit hídrico e a inundação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alefe Viana Souza Bastos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho simples, entretanto com boas contribuições para área. Apenas rever alguns pontos, como no material e métodos onde descrevem que foi realizada análise multivariada entretanto não consta estes dados no resultado e discussão. Outra questão importante é descrever como foi determinado a evapotranspiração da cultura, tendo em vista as variações de métodos existentes.

Foto do Usuário Marcelo Marcos Magalhães 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é bem interessante e apresenta contribuições. No entanto, ficou faltando a análise multivariada prometida na apresentação da metodologia.

Foto do Usuário Bruno Nicchio 09-02-2021 09:50:35

Ótimo trabalho com bons resultados! Abordou muito bem o tema.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.