EMPREENDEDORISMO DE MINORIAS LGBT: Contexto e Antecedentes da Orientação Empreendedora

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 310


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

André L. Cavalcanti , João Ferreira

ABSTRACT
Entender o contexto e os antecedentes do empreendedorismo de minorias tem despertado o interesse de pesquisadores nos últimos anos. Contudo, poucos estudos focaram seus esforços para a minoria Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros (LGBT). Visando está lacuna, o presente estudo tem como objetivo identificar o contexto e os antecedentes da orientação empreendedora (OE) dos empresários de minoria LGBT, através de um estudo qualitativo, com entrevistas semiestruturadas com seis empresários pertencentes a esta comunidade de minorias. Tendo por base o referencial das teorias da marginalização e da orientação empreendedora individual (OEI), pode observar-se como resultado que em sua maioria, este tipo de empreendedores LGBT sofre descriminação em ambientes socionormativos de trabalho e isso pode afetar direta ou indiretamente a sua vontade de empreender. Outra reflexão sobre os resultados está ligada ao sentimento de libertação que esses indivíduos sentem ao declararem abertamente a 
sua sexualidade, criando uma confiança capaz de motivá-los a empreender. Constatou-se, ainda, que a busca pelo sucesso dessas minorias seja vista para além do simples status ou objetivos financeiros. O presente estudo propõe um modelo conceptual e proposições para estudos futuros.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Muito interessante abordar sobre esse tipo de minoria nas organizações, o trabalho em si está extremamente coerente, parabéns!

Foto do Usuário Alexia Silva Zeferino 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e importante por se tratar de minorias nas organizações. Muito bom

Foto do Usuário Mikael Ferreira Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho! Sem dúvidas esse artigo trás consigo grandes contribuições a respeito dessa discussão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.