artigos

Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!

Lívio André Santos Fabrício 07/10/2021


Prezados(as) inscritos(as), pesquisadores e acadêmicos(as), sejam muito bem-vindos ao blog da Convibra!

Além de transformarmos este espaço em um canal de utilidade para a comunidade acadêmica, nosso objetivo é fazer do blog uma plataforma para comunicar e animar os(as) participantes, divulgando informativos dos próximos eventos, sugestões, dicas e materiais que vão ajudar a aperfeiçoar suas práticas, ampliando suas possibilidades e facilitando a todos a criarem, desenvolverem e a disseminarem suas pesquisas a partir da rede de fomento ao conhecimento em detrimento da tecnologia que somos. 

E hoje nós vamos começar falando de um índice de mensuração da qualidade de periódicos conhecido mundialmente: o Fator de Impacto. Você sabe como descobrir o fator de impacto de um periódico? Fator de Impacto é a principal métrica que qualifica periódicos com base nas citações que ele recebe. O cálculo é feito somando-se as citações dos artigos recebidos no ano do cálculo do fator de impacto e dividindo esse número pela quantidade de artigos publicados nos dois anos antecedentes a esse cálculo.

Um dos mais importantes indicadores de fator de impacto é o SCImago Journal Rank (SJR). Ele calcula parâmetros para diversas áreas e atribui a cada periódico um valor de SJR e um Índice-H que significa o número H de artigos com H citações. O índice SJR pode ser acessado pelo link: scimagojr.com. Você pode conferir e utilizar dessa ferramenta importante, pois, publicar em periódicos de alto fator de impacto reflete positivamente na carreira de um pesquisador, aumentando as chances de destacar-se em sua área, de progredir profissionalmente e de adquirir financiamentos para pesquisas.

Em breve voltaremos com mais publicações abrangendo temas e assuntos de interesse acadêmico com links que vão auxiliar a amplificar o seu acesso na busca pelo conhecimento e desenvolvimento científico. Ficamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e facilitar o que estiver ao nosso alcance.

Até mais!

 

- Equipe Convibra.

 

Conheça nosso site! | Siga-nos no Instagram! | Curta a nossa página no Facebook! | Adicione o perfil da Convibra no Linkedin!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.